11 ANOS DE IPREGUAM

11 anos de IPREGUAM.

O IPREGUAM é primeiro RPPS Municipal com Certificado Pró-Gestão do Estado de Rondônia.

No final do ano de 2020 o IPREGUAM passou pelo Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, para analisar o cumprimento de 24 (vinte e quatro) ações nas dimensões de Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, resultando na obtenção da certificação no Nível I do Pró-Gestão RPPS.

Além de melhorar os processos internos, trazendo mais eficiência e eficácia às ações desenvolvidas, a certificação garante ao IPREGUAM a condição de Investidor Qualificado, possibilitando maior diversificação dos investimentos financeiros.

Em termos comparativos, essa certificação equiparara-se a Certificação ISO 9000.

A certificação recebida em 29/12/2020, tem validade de 03 anos e durante esse período o Instituto assegurará a manutenção do cumprimento das ações, visando a melhoria contínua dos bons padrões estabelecidos.

O resultado obtido é fruto do comprometimento e trabalho sério desenvolvido pela Diretoria Executiva, Conselheiros, Servidores, Administração Municipal e pela participação de todos os segurados.

Clique aqui para ver o Certificado

O que é o Pró-Gestão RPPS?

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e proporciona benefícios internos e externos à instituição.

Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer a instituição e melhorar os seus processos, evitando retrabalho, reduzindo custos e alcançando mais eficiência.

Cada uma das 24 (vinte e quatro) ações avaliadas pelo Programa possui 4 (quatro) níveis de aderência, que representam os diferentes graus de complexidade que poderão ser atingidos, desde o Nível I, até o Nível IV. Importante destacar que os níveis mais elevados da certificação (III e IV) possuem graus de exigência que muitas vezes demandam uma estrutura organizacional mais robusta da unidade gestora do RPPS, com maior número de servidores e maior custo de manutenção, dessa forma sendo mais acessíveis aos RPPS de médio e grande porte. Por essa razão, o fato de um RPPS ser certificado no Nível I ou II não significa que ele tenha um baixo grau de governança, mas sim que demonstrou ter alcançado um nível de governança adequado ao seu porte e estrutura organizacional, como é o caso do IPREGUAM, sendo o Primeiro Instituto Municipal do Estado a obter tal feito.

No cenário atual, uma gestão eficiente dos recursos previdenciários é um desafio para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). No entanto, é com grande orgulho que o IPREGUAM anuncia a conquista da certificação Pró-Gestão. Essa certificação reconhece o compromisso e a excelência da instituição na administração dos benefícios previdenciários, trazendo benefícios tanto para os servidores públicos seguros quanto para a própria entidade. Neste artigo, vamos explorar os detalhes dessa conquista e os impactos positivos que ela traz para o RPPS e seus beneficiários.

A certificação Pró-Gestão, concedida pelo Ministério da Economia, é um selo de qualidade que atesta a excelência na gestão dos RPPS. Para obtê-la, é necessário cumprir uma série de requisitos rigorosos que garantam a transparência, a segurança e a eficiência na administração dos recursos previdenciários. Essa certificação representa um reconhecimento do esforço em adotar boas práticas de governança e controle, o que resulta em maior segurança financeira e confiança dos servidores públicos. A conquista da certificação Pró-Gestão pelo IPREGUAM traz uma série de benefícios para a entidade e seus beneficiários.

Entre os principais estão:

1. Melhoria da Governança: A certificação estimula a adoção de práticas de governança sólidas, como transparência na gestão dos recursos, controle eficiente e prestação de contas. Isso fortaleceu a confiança dos seguros no RPPS.

2. Maior Segurança Financeira: A certificação incentiva a adoção de controles internos eficazes, controles ansiosos de fraudes e má gestão dos recursos. Isso garante maior segurança e sustentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *