O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Guajará-Mirim (IPREGUAM) recebe o certificado do Pró-Gestão RPPS

Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Guajará-Mirim (IPREGUAM) recebe o certificado do Pró-Gestão RPPS, Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, instituído pela Portaria n° 185/2015.

O Pró-Gestão RPPS objetiva o reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPS, sendo o certificado válido por três (3) anos. Termo de Certificação TOTUM

IPREGUAM foca excelência da gestão e obtém Certificado Pró-Gestão RPPS Nível I

Programa nacional busca aprimorar gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social e conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. IPREGUAM ganha aderência 1, passo inicial dentro da estrutura do Pró-Gestão

Alinhado com as melhores práticas de administração de recursos de regimes próprios de previdência social e concessão de benefícios previdenciários, o Ipreguam vem aumentando a transparência de seus processos internos e seu relacionamento com fundos de investimentos. Essa postura garantiu ao Instituto sua certificação com o selo Pró-Gestão, da Secretaria Nacional da Previdência, ligado ao Ministério da Economia. O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS verifica e audita os resultados dos institutos de previdência que implementaram as ações do programa distribuídas nas suas três dimensões: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. “Esse certificado é um reconhecimento que demonstra estarmos no rumo certo”, afirma Sydney Dias da Silva, diretor executivo do Ipreguam.

O processo para obtenção deste importante certificado de qualidade teve início no Ipreguam em 2019, onde a equipe de servidores do Instituto juntamente com os Conselho Curador e Fiscal, vislumbraram a possibilidade do instituto dar um saldo de qualidade e melhoria contínua em seus processos. Um esforço conjunto de muitas mãos e muitos profissionais, treinados e capacitados.

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente. O processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.

A certificação institucional não se confunde com a certificação individual de qualificação, pois enquanto esta reconhece a capacitação obtida por um determinado servidor ou gestor, aquela alcança o conjunto de práticas adotadas por uma organização.

O Pró-Gestão possui quatro níveis de aderência conforme o grau de comprometimento de cada instituto. O Ipreguam obteve o nível I, em 29/12/2020, e posteriormente vai buscar atingir as etapas mais complexas para as aderências 2, 3 e 4. Esse programa foi criado para incentivar os RPPS’s a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, de forma a proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e a conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. ” Um dos desafios a ser enfrentado é a composição do quadro de conselheiros Curado e Fiscal, pois com a publicação do Edital 01/2020, vem a necessidade de profissionalização também, dos futuros conselheiros, um passo importante para que o Ipreguam alcance Níveis de Aderência mais elevado no Programa de Certificação Pró-Gestão”, diz  Sydney Dias da Silva.

“Nossa equipe é enxuta, mas muito eficiente, agradeço a todos os componentes: Adriano Moura-Diretor de Benefícios, Jair Mendes-Gerente Adm e Financeiro, Marco A. Bouez Bouchabki-Controle Interno, Martins Firmo Filho-Contador e Thaianne F. Nogueira Fernandes-Assessora Jurídica, servidores dedicados e preciosos para aquisição dessa importante certificação, revela Sydney Silva.

No Estado de Rondônia só havia o Iperon com esta certificação, agora o Ipreguam entra para as fileiras da excelência na gestão previdenciária.